Programa de Etiquetagem

 

INMETRO

 O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) é um órgão que objetiva o aumento de produtividade das empresas por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade dos produtos e serviços. Desta forma, os produtos recebem verificação de suas normas técnicas e legais no que se refere às unidades de medida, métodos de medição, medidas materializadas, instrumentos de medição e produtos pré-medidos, mantendo a rastreabilidade dos padrões das unidades de medida no país.

 

 

PBE - PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEMPBE

O PBE é um programa de etiquetagem de desempenho coordenado pelo INMETRO.
Em 1984, o Inmetro iniciou com a sociedade a discussão sobre a criação de programas de avaliação da conformidade com foco no desempenho, com a finalidade de contribuir para a racionalização do uso da energia no Brasil através da prestação de informações sobre o eficiência energética dos equipamentos disponíveis no mercado nacional.
Fazem parte do PBE programas de Avaliação da Conformidade que utilizam a Etiqueta Nacional de Conservação da Energia para prestar informações sobre o desempenho dos produtos no que diz respeito à sua eficiência energética.

O PBE incentiva a inovação e a evolução tecnológica dos produtos e funciona como instrumento para redução do consumo de energia, estando alinhado, dessa forma, com as metas do Plano Nacional de Energia (PNE2030) e ao Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf).

Atualmente, o PBE é composto por 38 Programas de Avaliação da Conformidade em diferentes fases de implementação, que contemplam desde a etiquetagem de produtos da linha branca, como fogões, refrigeradores e condicionadores de ar, até demandas mais recentes na área de recursos renováveis (aquecimento solar e fotovoltaicos) e outras mais complexas e com grande potencial de economia de energia para o país, como as edificações e os veículos.

Os programas do PBE são coordenados em parceria com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (CONPET) e o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, (PROCEL), duas iniciativas governamentais operacionalizadas, respectivamente, pela Petrobras e pela Eletrobrás, que premiam os produtos mais eficientes na etiquetagem do Inmetro.

A Etiquetagem

É uma forma de evidenciar, por meio da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), o atendimento a requisitos mínimos de desempenho (e, em alguns casos, adicionalmente, também de segurança), estabelecidos em normas e regulamentos técnicos.

 

 Vai comprar um Painel Fotovoltaico ou Inversor até 10kWp?

Então verifique, na página do Inmetro na internet, qual é a classe de eficiência energética do produto que vai adquirir.
O endereço é www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp.
Se tiver dúvidas, entre em contato com a Ouvidoria do INMETRO através do telefone 0800-285-1818.

 

PROCEL - PROGRAMA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) promove a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica, eliminando os desperdícios e reduzindo os custos. Para ser contemplado com o Selo Procel, o produto deve ser submetido a ensaios específicos em laboratório - indicado pelo Procel – que garante que o produto analisado se encaixa nos critérios de consumo. Normalmente, os produtos contemplados com o Selo Procel são caracterizados pela faixa "A" da ENCE.