Antes de calcular o BTU do ar condicionado é necessário saber o que esta sigla significa, sendo assim BTU, quando traduzida, significa "Unidade Térmica Britânica". Trata-se de uma unidade de energia, que mede a quantidade de energia necessária para elevar/diminuir a temperatura.

 

COMO CALCULAR O BTU NECESSÁRIO PARA UM AR CONDICIONADO? 

 

Para calcular o BTU de um aparelho, é necessário saber o número de pessoas que ficarão no ambiente, a área em m², outros aparelhos que possam irradiar calor, como computador, refrigerador, as paredes e vidros, para então saber qual deve ser a potência, em BTU do aparelho. Para um cálculo aproximado, leve em consideração a área em m², a quantidade de pessoas e a quantidade de aparelhos eletrônicos no ambiente.

Sempre que for pensar em BTU, pense na unidade 600. Para cada pessoa ou aparelho que estiver ligado no ambiente, acrescente 600 BTUs. Além disso, a cada metro quadrado do ambiente, acrescente mais 600 BTUs. Por exemplo em uma área de 20 m², com 2 pessoas e um computador:

Cálculo:


20 x 600 (metro quadrado) + 2 x 600 (pessoas) + 1 x 600 (computador) = 13800 BTU


 

Viu como é fácil? Basta acrescentar 600 BTUs para cada pessoa, equipamento e metro quadrado. É importante ressaltar que se a área estiver exposta a luminosidade do sol você deverá acrescentar 800 BTU na conta.