Rede Wireless vs. Rede Cabeada:

Qual a melhor opção?

 

        

 

Uma boa conexão à internet é essencial para o sucesso e o bom funcionamento das empresas, independentemente do seu tamanho ou segmento. Apesar de a internet wireless ter se tornando mais barata e estar muito presente no ambiente empresarial, as redes de internet cabeadas também têm seu lugar no mercado.

Embora a rede wireless tenha diversas facilidades, ainda há alguns casos no qual o cabeamento pode ser mais indicado. Neste artigo, você vai conhecer as principais vantagens e desvantagens das redes wireless e da conexão cabeada.

 

Vantagens da rede wireless

A tecnologia de conexão sem fio foi uma grande inovação no mercado há mais de uma década por proporcionar mais liberdade para o acesso à internet. Antes dela, era necessário conectar o computador ou notebook a um cabo na parede, o que tirava a possibilidade de mobilidade.

As redes wireless permitem que você use a internet nos dispositivos móveis, como tablets e smartphones, e também traz a vantagem de não demandar obras para passar fios. Por isso, a conexão wireless também é considerada uma opção prática e de baixo custo, pois não é necessário investir em infraestrutura para distribuir o acesso ao ambiente.

 

Desvantagens da rede wireless

A liberdade, a praticidade e o baixo custo da rede wireless são fatores muito convincentes para justificar o seu uso. Porém, também é necessário levar em conta as desvantagens dessa tecnologia antes de decidir qual a melhor opção para o seu caso.

Os pontos fracos da rede Wi-Fi são interferências de sinal, problemas de velocidade e segurança. A rede wireless é sujeita a fatores que podem atrapalhar a velocidade da conexão e o alcance do sinal devido à presença de outros dispositivos eletrônicos, e também é afetada por paredes e andares. A conexão também tem perdas ao transmitir o sinal para os dispositivos conectados porque ocorre um pequeno atraso na conversão dos dados para ondas de radiofrequência.

Isso significa que a velocidade de internet contratada dificilmente será atingida. No uso doméstico, essas desvantagens não são perceptíveis. Porém, a perda de velocidade e estabilidade pode afetar usuários que jogam games multiplayer online ou executam atividades que necessitam de mais performance e conexão estável, como é o caso de muitas empresas.

 

Vantagens do cabeamento

A internet a cabo é uma alternativa confiável e muito indicada para quem precisa de uma conexão estável e não se importa em estar preso a um cabo ethernet. Essa conexão é mais segura contra invasões e é capaz de entregar uma velocidade mais elevada e estável.

As redes de internet cabeadas também sofrem menos interferência. Por isso, esse é o tipo de conexão indicada para empresas que dependem fortemente da conexão à internet para o desenvolvimento do negócio e necessitam de velocidades mais elevadas de download e upload.

 

 Desvantagens dos cabos

A internet cabeada tem duas desvantagens principais em relação ao Wi-Fi. Em primeiro lugar, o custo de instalação é mais elevado e, muitas vezes, pode requerer pequenas alterações físicas no espaço, já que o fio precisa chegar a cada ponto de acesso.

O segundo problema é não poder utilizar dispositivos móveis, como tablets e celulares, e a necessidade de estar sempre preso a um ponto de acesso. Por esses motivos, mesmo as empresas que têm a rede cabeada acabam investindo em pontos de conexão wireless como complemento.

Agora que você já conhece os principais motivos para escolher uma rede wireless ou rede cabeada, fica fácil avaliar as suas necessidades e decidir pela melhor opção para a sua empresa.